Baías e Baronis – FC Porto 1 vs 1 Feirense

Não foi o melhor regresso de férias nem tão pouco um bom jogo que o FC Porto fez hoje à noite no Dragão. Mas foi maisdo que suficiente para conseguir vencer um jogo que esteve tão inclinado para o nosso lado que a culpa para este empate só pode ser nossa. Temos de fechar os jogos mais cedo e nem as várias alterações explicam esta incapacidade de enfiar a bola na baliza de uma forma consecutiva até que o resultado esteja de tal maneira indiscutível que até podemos atirar com o Sá para ponta de lança. Vamos a notas:

(+) Teixeira. Não temos um novo Óliver, mas podemos ter uma alternativa interessante ao nosso espanholito maravilhosito. Rápido na finta, intenso no drible e no entendimento com os colegas, foi dos poucos a procurar o remate à entrada da área (junto com Ruben e Herrera, a fazerem o que os médios devem procurar sempre fazer quando possível) e agitou o jogo ofensivo da equipa enquanto aguentou. Baixou de produção na segunda parte e saiu para a entrada de Óliver. No futuro, talvez aconteça mais vezes o inverso.

(+) José Sá. Fez duas defesas extraordinárias, ambas pelo ar e a impedir que o resultado fosse ainda mais injusto. Continua a mostrar que é nos postes que se sente melhor e que a elasticidade e reflexos fazem dele um elemento activo e válido no plantel.

(+) O público. Quarenta e uma mil pessoas numa quinta-feira fria de inverno para ver um jogo contra uma equipa mediana a contar para uma competição desinteressante é um excelente número. Aproveitamos bem o regresso pontual de muitos emigrantes que decerto se deslocaram ao Dragão à espera de uma vitória e só podem voltar da próxima vez que por cá estiverem. Espero que com um melhor resultado.

(-) Fechar os jogos mais cedo. Não podemos continuar a ter tantas oportunidades de golo sem conseguir fechar os jogos. Não é possível criar tanto caudal ofensivo e não concretizar quase nenhumas das chances que criamos. O jogo parece fechar-se, a baliza tapa-se e começamos a horizontalizar tanto o jogo que a bola acaba por não conseguir chegar à baliza em condições. Não é um problema que tenha começado em Dezembro e apesar da expectável falta de entrosamento dos rapazes que hoje estiveram em campo, foi mais um jogo em que não conseguimos acabar com o jogo em tempo útil e lixamo-nos à grande.


Dois jogos, dois empates, apuramento a meio. Temos de vencer o Moreirense e esperar que o Belenenses não vença o Feirense. Enfim, mais matemática, nada a que não estejamos habituados…

6 comentários

  1. Enquanto a nossa estrategia de marketing for queixar-mo-nos da arbitragem, que sim existiram mas que nao podem explicar 14 cantos a nosso favor e a vitoria a escapar. Assim nao vamos la. E nao vamos la porque nao temos intensidade de jogo suficiente na hora em que o adversario esta com os bofes na boca. Quando nao ha pulmao na nossa formacao nao ha vitorias, ja repararam? Identifico dois males, 1) Falta de veocidade nas alas. Os laterais e os extremos sao lentos lentos lentos e assim nao se criam desequilibrios nem se abrem espacos para diagonais que propiciem o remate ou a desmarcacao assassina. 2) Ha quanto tempo merecia o Joao Teixeira uma hipotese de verdade e ha quanto tempo estamos para despachar o Herrera? Tenham-se colhoes e tomem-se decisoes. Assim nao vamos ganhar nada, Taca de Portugal OFF, Taca da Liga Quase Off, Liga dos Campeoes a jogar assim somos humilhados em Italia, resta um campeonato em que ajudado ou nao o Porto nao tem sido consistente.

    E que quando tu jogas um futebol de ‘puta madre’ as pessoas veem os erros do arbitro como um inibidor do espectaculo que das em campo. Quando jogas um futebol intermitente as pessoas veem os erros do arbitro como uma desculpa para as tuas proprias limitacoes.

  2. boas amigo Jorge … penso que o porto ontem fez uma boa primeira parte, pecando na finalização.. e na segunda parte após o golo foi-se abaixo das pernas, e o feirense aproveitou os lances de bola parada para criar perigo e fez um golo.. uma equipa como o porto tem de “matar” o jogo contra estas equipas que quase só se limitam a defender.. acho que perdemos pontos essencialmente por nossa causa. Relativamente a arbitragem .. são fracos .. o que mais me custa ver é a falta de critério que têm durante o jogo em que lances idênticos são assinalados ou não por ser dentro da grande área ou fora.. aquele lance do Herrera ao acabar a primeira parte se tivesse sido a meio campo o árbitro tinha assinalado falta… relativamente aos outros lances.. sobre o depoitre não me parece falta.. e penso que depois á uma bola na mao na área do feirense e outra na área do porto com o boly.. vamos esperar sentados por árbitros melhores.. boas entradas para todos.

  3. relativamente a árbitros, quem está por baixo queixa-se. mas há uns que se queixam sempre. SEMPRE. o sporting. fui verificar e quem teve mais penalties a favor nos últimos 3 anos, dos 3 grandes? foi o sporting – no campeonato, 20, contra 16 do Porto e 15 do benfica.

    Quem teve no ano passado 240 minutos em superioridade numérica no campeonato? o sporting. o Porto teve… ZERO minutos. E o benfica, teve 2 minutos. Por isso cuidado, porque já se percebeu que o Proença quer ajudar o Bruno de Carvalho.

    Quanto ao jogo jogado ontem… finalização muito má, mas… mais que isso, foi o “desligar” depois do 1-0.

  4. Dispensas mais que necessarias:

    Corona – Nao sabe se quer ser jogador de futebol, vai acabar num Braga a dar espectaculo e pouco mais.

    Herrera – Ja esta queimado com os adeptos e quando assim e nao consegue sair deste marasmo. Italia chama por ele, mas deve acabar num ocaso no Peruggia.

    Depoitre – Ele que va para o Stoke ou o Southampton, e que nao mostrou nada e pouco me da se o NES ve nele atributos que mais ninguem ve.

    Jogadores que quero ver jogar muitissimo mais em 2017:

    Joao Teixeira, Ruben Neves e Rui Pedro.

  5. Jorge
    Ia deixar aqui uma opinião sobre sistema.
    Neste tipo de actuações em que os(titulares)não jogam,torna-se mais visível a anarquia,na qual o clube se apresenta.
    Visto que os(titulares) não são objectivos na táctica,torna se difícil a quem os vais substituir saber que terrenos pisar,portanto a basculacao e a deambulação que já são parte integrante do fio de jogo torna se mais vistoso no relvado.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.