São quase duas da manhã e estou a ver o jogo dos Bês contra o Sporting. Tenho escrito pouco sobre estes rapazes (e sobre os outros também, admita-se) este ano, mas vejo todos os jogos que consigo e só posso estar satisfeito com o que tenho visto. Não há ali enormes talentos, nem mini-Ronaldos nem mini-Messis. Mas há meia-dúzia de rapazes de qualidade que têm feito com que a equipa esteja em primeiro lugar na segunda Liga com todo o mérito. E há mais que isso. Há consistência. Os jogadores sabem o que fazer em campo, dos relativamente ineptos defesas centrais que cortam a bola para fora quando precisam; dos médios, talvez os mais pequenos de toda a nossa história, que trocam a bola entre eles com o entrosamento que o convívio habitual traz e que as rotinas que vão criando ajudam a construir e a trabalhar em permanência; dos avançados, que recebem apoio dos laterais e que se cruzam e trocam de posições com inteligência; dos próprios laterais, ambos titulares de caras em metade das equipas da divisão acima, que defendem com afinco e sobem com critério. Jogam porque se conhecem e conhecem-se porque jogam.
Não há Messis mas há talento. Ismael, um Hulk em potência que faz os mesmos erros que o brasileiro fazia quando chegou à Invicta. André Silva, que tem mais de Domingos que o seu próprio filho, agora a penar em Coimbra. Rafa, que fará corar de vergonha quem optou pelas contratações de Cissokho e Angel. Victor Garcia, que há tempos merece ser utilizado na equipa principal com mais frequência. Francisco Ramos ou Graça, que “roubou” o lugar a Tomás, qual deles o mais inteligente com a bola nos pés.
Há talento, há. Não para entrar directo para o onze da primeira equipa mas sem dúvida para fazer comichão às escolhas dos principais. E acima de tudo pelo gozo que dá vê-los a jogar, ao contrário dos que lhes tapam o lugar no Dragão e os obrigam a jogar em Pedroso.
Também vi! Mas em directo, quando parei de ver estava Quatro a Zero ahah :) Se fosses os A’s …
Esta equipa B… Aborrece-me é que os jogadores como o goncaço paciencia em vez de estarem a fazer de osvaldo, são emprestado e provavelmente esquecidos. E mais cedo ou mais tarde é o que vai acontecer ao andre silva e companhia…
Por acaso discordo quanto a André ter mais de Domingos que Gonçalo. Acho que Gonçalo tem muito mais potencial… Se vai dar ou não, já são outras contas. Estou é certo que saindo Osvaldo, há-de vir outro estrangeiro qualquer ganhar balúrdios…
De resto, duas palavras: Graça e Chicão!!!
E o modelo em que jogam é o do Castro, né? Ai não, que o ano passado não era assim…
Têm dado mais gosto, lá isso é verdade. E o André, que é craque!, está melhor que o Aboubakar. Está. Atenção ao verbo…
Até gostava de ver esse jogo.. Aliás às vezes quero ver em diferido e nunca consigo..
Alguém sabe onde posso espreitar jogos e resumos?
Abraço.
alguns dão na SportTV, outros no Porto Canal. acho que já não há jogos disponibilizados no FC Porto Videos…
Tendo dito de há uns tempos para cá que preferia mandar embora o Osvaldo e chamar o André Silva e o Gonçalo. Também dispensava/vendia o Cissoko e o Angel e subia o Rafa. O Sérgio Oliveira merecia mais oportunidades e não me perece pior que o Evandro. Também tenho gostado bastante do médio mexicano.
Felizmente não há contaminação de Lopetegui nos Bs. Valeu-lhes o desprezo a que foram votados desde a sua chegada para que hoje joguem tão bem e com tanta alegria. Eu também prefiro ver os Bs.