Podiam ter sido seis, sete, mil, se o FC Porto tivesse tido o tino e a paz de alma para conseguir enfiar a bola na baliza do Marafona mais que as duas vezes que o fez esta noite no Dragão. Desde o golo sofrido depois de (mais) um destrambelhamento defensivo, seguiu-se um festival de golos falhados por Aboubakar & Cª, que não evitaram ceder a cabeça depois das pernas já terem ido. A equipa não jogou mal, fez um jogo bem superior ao que tinha feito contra Tondela e União, mas o resultado peca por escasso e o final da partida, a defender e a atirar bolas para a bancada, só mostram que a equipa está intranquila numa altura em que devia estar a carburar em pleno. Sigamos para as notas:
(+) Corona. O melhor jogo com a nossa camisola. Não foram muitos, mas este teve algo de diferente porque vi-o a correr atrás da bola depois de a perder com uma vontade que até agora parecia escondida. Ágil e mais confiante no 1×1, parece no entanto ser no meio onde melhor rende e o golo é prova disso, com uma boa desmarcação, finta e gesto técnico para enviar a bola por cima do guarda-redes para a baliza. Ainda assim o que mais me impressionou foi a capacidade de recuperação da bola, a garra com que ia para cima do adversário para a tentar ganhar de volta. Assim sim, Tecatito!
(+) Layún. Um bom caso de um rapaz esforçado que tem técnica apurada mas pouca capacidade natural para defender a um nível superior. Nunca será um excelente defesa mas é um lateral bem acima da média, com cruzamentos bem medidos e uma vontade de participar nos lances ofensivos da equipa com empenho e a quota parte certa de subida no terreno em apoio a Brahimi e a noção que não pode subir muito para evitar que as suas falhas se notem demasiado. Ah, e marcou um penalty, que nos últimos dez anos de FC Porto quase dá direito a estátua…
(+) O esforço de Herrera para conseguir o penalty. Ainda não vi as repetições e por isso não sei se fez falta sobre Marafona antes de ser varrido pelo defesa do Paços. Até admito que possa haver, se bem que me pareceu um confronto “de iguais” no relvado, mas a forma como Herrera procurou aproveitar o fraco atraso para o guarda-redes e depois de ver que a bola estava solta, a garra com que se lançou à procura de fazer algo daquele lance deviam ser-lhe mostradas todos os dias para que ele percebesse que aquele ritmo, aquela força, são as que tem de colocar em todos os lances que disputa. Mas estarei a ser injusto, até porque nenhum mexicano esteve mal hoje em campo, com Herrera a subir de produção na segunda parte até as pernas darem de si.
(-) Quase toda a defesa. Indi acabou por melhorar na segunda parte mas fez uma primeira parte em que parecia não acertar uma bola, desde a hesitação no golo a vários ressaltos “suaves” em que perdeu a bola à entrada da área. E Maicon não lhe ficou atrás, com cortes mal colocados e um nervosismo tão típico nele que já não prevejo mudanças nos próximos tempos. Some-se um Maxi em baixo de forma e um Layún com maior vontade de ajudar o ataque sem ter o apoio que precisava na defesa…e a primeira parte foi um chorrilho de disparates defensivos.
(-) Perninhas Foram-se, lá para o meio da segunda parte. Sim, eu sei, fizemos três jogos em oito dias, mas lembrem-se que vêm aí mais dois no mesmo período e não há espaço para falhas neste momento porque qualquer deslize pode afastar-nos de a) Champions e b) Campeonato. E atrás das pernas lá vai a cabeça, como de costume, porque o final de jogo meio tremido foi fruto da falta de cabeça e de frescura física. E isto acontece todos os anos, mesmo com mais rotação que um disco do Zé Cid numa casa de tias dos anos 70.
(-) Os golos falhados Oh Vincent, e se tirasses a cabeça do rabo e começasses a encostar a bolinha à baliza em vez de tentares marcar golos? Era mais fácil só colocá-la lá dentro em vez de apontares para os cantinhos ou forçares o remate, não era? E tu, Hector, talvez apertar os atacadores mais firmes para não te fugir a bota para cima, não? Ah, faltas tu, Cristian, que também precisavas de levar com uma rebarbadeira nas pontas do cabelo com aquele falhanço depois de uma jogada tão bonita! Raios me partam, ainda por cima o Marafona (é tão bom dizer este nome, soa a Maradona e afinal de contas também joga com as mãos) estava numa noite daquelas que defende quase tudo! E fica mais um jogo com inúmeros lances para golo que ficam por marcar. Mais um. Só mais um. Damnit.
A vitória era o único resultado que poderia ser justo e não fosse a nossa falta de eficácia e teria sido bem mais tranquila. Agora…para Londres!
eu sei que ha jogadores no chelsea que querem fazer a cama ao mourinho, mas na champions concentram-se mais.
mas o chelsea e mau demais. ver um jogo deles em casa contra uma equipa do fundo da tabela como ontem mostra-o. ate um porto que nem tem sido de encher o olho pode ganhar lá.
Infelizmente este jogo será a projeção do que será a nossa performance ao longo da época.
Claro que a equipe está nervosa, mas depois daquele erro que foi o jogo contra o dínamo todos têm de estar nervosos!… ansiedade até 3ªfeira… convenhamos que para jogadores que sonhavam com a champions (ver brahimi) e só com a champions, foi um duro golpe…culpa deles, é certo, mas, quem não erra na vida ?
De resto, a crise do rei Bakar repete-se e mostra-se, e prejudica muito a equipe. Qualquer coisa aconteceu na visita à seleção…
Agora, grande dose de esperança: – que os astros se alinhem todos em dose dupla: que o Macabbi surpreenda, e nós também! (não é politicamente correto, mas que Antunes e Miguel Veloso são jogadores de LE e não champions, lá isso são!)
Maicon esteve imperial na defesa, tirando uma ou duas maiconadas (cortes disparatados). Acho que neste momento é o melhor central do plantel.
isso é dizer muito. acrescentaria “infelizmente”. infelizmente, é o melhor central do plantel.
Maicon, Marcano em Londres. E Imbula. Acho eu…
Gostei da análise Baías e Baronis…!
Relativamente à defesa: com o Marcano, que desta vez ficou a descansar, creio que ficará mais consistente…!
Quanto ao resto, foi realmente notório o excesso de nervosismo na equipa, ou será que acusou o degaste provocado pelo jogo na Madeira…? Não se podem falhar tantos golos cantados…!!!
A época passada, houve muita gente que criticou a rotatividade, mas começo a ter dúvidas se a rotatividade não será mesmo imperiosa e por conseguinte dever ser posta em prática…!
Abraço
http://www.dragaoatentoiii.wordpress.com
desgaste…!
O lance do Herrera nao tem falta do nosso jogador. Ele cobre a bola a sua frente que por acaso esta a frente do Marafona, ou seja, e um lance de disputra de igual para igual. Quanto aos desperdicios sao exemplo tipico da falta de confianca, mas quando as vitorias se somam e os resultados aparecem a confianca naturalmente aumenta e os ojoadores ultrapassam-se fazendo prestacoes fantasticas. estamos a subir a montanha outra vez. Uma vitoria historica frente ao Chelsea enviara um recado ao Sporting. E por falar de Sporting, o BdC ja mete um nojo muito grande nao? Mas que nojo me mete esse gajo ja. Aquele homem ve teorias da conspiracao nos espirros das pessoas na rua.
Quanto a Liga dos Campeoes ate pode parecer estranho mas temos tudo a nosso favor. O Chelse a jogar para o empate vai estar mais nervoso que nos. Se jogar para vencer abre bastante la atras e eles nao andam a defender nada bem. Eu que ja fui um defensor acerrimo do Mourinho agora nao me importava nada que ele saisse da Champions, descesse com o Chelsea para a Championship. So nao o queria despedido o que o vai deixar mais rico e arrogante do que ja e. E o exemplo perfeito de quem subiu sempre a pisar os outros. Muitos dos seus ataques nao foram defesas da sua honra, foram puro ego e esta a pagar pela pessoa horrivel em que se tornou. Os episodios em Espanha com o Tito mostraram isso. Desceu tao baixo que nunca pensei que fosse possivel. E um tremendo treinador sem duvida, poucos aguentariam a extrema pressao em que se encontra com um sorriso nos labios, mas acho que todos no clube o querem ver p0elas costas de uma vez por todas, so nao querem e ter que lhe pagar 50 milhoes. Mas assim sendo nao tivessem renovado contrato ao homem, agora pagam que e para nao serem garganeiros.
Nao vou ver o jogo na 4a feira mas adoraria porque sinto que vamos vencer por 1-2.