Dragão escondido – Nº36 (RESPOSTA)

Cá está ele:

dragao_escondido_36_who

Artur Duarte de Oliveira foi uma das transferências que mais prazer me deu ao ver confirmada, a par de Lucho e João Moutinho, porque era um jogador que apreciava bem antes de passar a usar as nossas cores. Agressivo pelas alas e em frente à baliza, rápido no 1×1, foi um dos nossos carrascos-mor quando passeava pelos lados do Bessa e criou uma frente de ataque temível com Jardel e Edmilson em 1996/1997, ano em que chegou ao clube, bem como no ano seguinte, perdendo importância na última temporada com Fernando Santos ao comando da equipa.

Na foto podemos ver Artur num jogo disputado nas Antas no dia 15 de Fevereiro de 1998, numa vitória por 3-1 frente ao Leça com Artur a marcar o primeiro golo da partida e assistiu o segundo. O resumo fica em baixo:

Entre as muitas tentativas falhadas, algumas vindas de qualquer realidade alternativa onde o FC Porto nunca existiu:

  • Bino – O nosso treinador dos sub-17 tinha saído no ano anterior para o Marítimo.
  • Capucho – Titular nesta partida mas claramente desadequado na foto pela dinâmica do movimento!
  • Carlos Manuel – Só passou uma temporada no plantel, aquela que se seguiu a esta.
  • Domingos – Estava por terras de Espanha ao serviço do Tenerife.
  • Drulovic – Entrou aos 78 minutos para o lugar de Capucho.
  • Edmilson – Tinha saído no Verão a caminho do PSG.
  • Fernando Mendes – Também titular nesta partida, por se tratar de um esquerdino seria a segunda melhor escolha.
  • Folha – Ficou a ver o jogo no banco.
  • João Manuel Pinto – Com Aloísio e Jorge Costa em forma, não foi sequer convocado.
  • Jorge Couto – Há dois anos que jogava no clube de onde saiu Artur, do outro lado da cidade. De xadrez. Esses.
  • Kostadinov – Regressado ao seu clube de origem, defendia as cores do CSKA Sofia.
  • Mielcarski – Também estava no plantel mas não foi convocado para este jogo.
  • Paulinho Santos – Elemento mais que presente no plantel, não foi convocado para este jogo.
  • Pavlin – Só chegou ao plantel uns anos mais tarde.
  • Sérgio Conceição – O actual treinador do Vitória de Guimarães entrou aos 71 minutos para o lugar de Aloísio.
  • Zahovic – Fazia parte do plantel e esteve neste jogo, apontando o segundo golo do FC Porto a passe de…Artur.

O vencedor foi Nuno Moreira que deu a resposta certa via Twitter aos 28 minutos de “jogo”. Raios te partam, homem, se não andas a hackar a minha conta para descobrir as fotos!

10 comentários

  1. Também eu gostava imenso do Artur! Mesmo ainda antes de vestir as nossas cores, com as quais me deu muitas alegrias.
    Lembro-me dum Boavista- Porto, com ele ainda no Bessa, em que nos deu água pela barba! E com um feitio gozão, arreliador… A dada altura, tinha um cacho de jogadores nossos à volta dele, por qq coisa que tinha feito, alguma fita a conseguir arrancar uma falta contra nós; todos com uma vontade imensa de lhe assaparem, pela maneira fininha com que ainda os acicatava, com um sorrisinho de gozo. O mais irritado: o Fernando Couto, que umas jogadas depois, na nossa área, arranjou maneira de se enovelar com ele, numa defesa, de maneira a acertar-lhe (com arte!) um pontapé na cabeça… : )
    De tal maneira com arte, que só com muitas repetições se percebia a coisa. Lembro-me de passar a cena nalgum canal inglês, pelo inusitado/cómico da situação, com o comentador a dizer: “Couto, the flying boot…”
    Bons tempos…

      1. : ) … Não o digo ao calhas, claro: no filme acima, este “frame” podia perfeitamente caber na jogada em que o Artur faz essa assistência para golo.

  2. Nao tem nada a ver com o post Jorge, bem sei, mas achei curioso aparecer um artigo a dizer que o Casillas estava com mais cabelo, mais feliz, menos deprimido desde que joga no Porto. Eu nao estava assim tao longe da verdade na minha analise do Sindrome de Casillas… olha que nao estava.

  3. Tens de abrir um post repto para um gajo postar opinioes sem ter sido convidado a da-las. Deixo aqui uma coisa que gosto sempre de fazer mensalmente e que e ir dar uma vista de olhos a como se estao a comportar os jogadores que sairam do Porto por emprestimo ou a titulo definitivo. Pa, sinto-os como sendo parte da familia, sei la, gosto de ver que se estao a dar bem a menos que tenham saido a mal. Ai prefiro que se estampem ao comprido para se provar que o clube tinha razao, hehehehe! Aqui fica:

    Clever 19 anos (a titulo definitivo para o Pedras Salgadas) – nem seuqer o conhecia mas parece ter jogado ja 2 jogos na terceira.

    Djalma 28 anos (Genclerbirligi) – 3 jogos em 7 e 1 golo nao pode estar muito mal.

    Hernani 24 anos (Olimpiakos) – 3 jogos em 6, esquece, este nao volta a jogar pelo Porto.

    Ricardo 22 anos (Nice) – 4 jogos em 8, se continuar a melhorar pode vir a ser util no futuro, mas so quando o Lopetegui se for embora.

    Adrian 27 anos (Villareall) – 64 minutos no lider da liga espanhola; este gajo nunca se percebeu sequer como chegou ao Porto, nunca fez nada por onde passou, nada!!!!!

    Rolando 30 anos (Marselha) – 2 jogos em 9 e a equipa quase na linha de descida. Ui ui, esquece.

    Qintero 22 anos (Rennes) – Tem mais acne que minutos jogados, mas esta numa muitissimo boa equipa (4o lugar em Franca).

    Agu 22 anos (Brugge) – 0m :S

    Ricardo 33 anos (Setubal) – A terminar a carreira em Setubal com 3 jogos em 7.

    Belinha 20 anos (Gondomar) – 4 jogos em 6 a tentar trazer o Gondomar a maiores palcos. Este puto deve ter qualidade, mas ja foi vendido!

    Alex Sandro 24 anos (Juventus) – 3 em 7 jogos mas a aquecer o banco da juve, foi em boa hora. Nao vale o preco que pagaram por ele, certamente.

    Dan Opare24 anos (Augsburgo) – tao mau como a equipa para onde foi. Ainda nao jogou.

    Kadu 20 anos (Varzim) – Parece ser o titular em 50% dos jogos do Varzim. Com 20 anos este miudo deve ter alguma coisa muito especial nele.

    Leandro Silva 21 anos (Academica) – Muitos minutos na Academica (360 em 540 possiveis), quase sempre presente para um jovem jogador e um conforto. espero saber mais dele no futuro.

    Ivo Rodrigues 20 anos (Arouca) – Titularissimo do Arouca numa epoca em que a equipa esta a dar show. Espero ve-lo muito proximamente no porto,muito a serio. O melhor que vi ate agora.

    Por agora ficam so estes que isto da ca um trabalhao, logo logo haverao mais. Alguem quer dar uma maozinha?

    1. rapaz, as minhas desculpas mas este comentário ficou aqui à espera que o moderador (eu) tirasse a cabeça do rabo e percebesse que havia coisas a fazer no blog. mea culpa.

      aproveito para te informar, se ainda não sabes, que o Mística do Dragão faz esse trabalho muito bem feitinho com os jogadores que ainda estão ligados ao clube. se pedires com jeitinho pode ser que ainda se metam a fazer a análise dos alumni, mas que dá trabalho, lá isso…

      abraço,
      Jorge

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.