Ouve lá ó Mister – Athletic Bilbao

Señor Lopetegui,

Que trezentos tigres brancos me penetrem se eu não saí do Dragão com uma broa enorme no passado sábado, caríssimo! Não foi um jogo bonito, não foi uma tarde bonita, não foi um fim-de-semana bonito, e tudo por culpa tua e dos teus. Ninguém gosta de perder, mas acho que não entendeste o que significa perder contra o Sporting, especialmente no Dragão. Pior, pior, só contra o Benfica. Acredita que não vais querer enfrentar essa patada nas têmporas, Julen.

Todos os que estiveram a ver o jogo no sábado estão à espera de uma revanche de proporções bíblicas para o próximo jogo em que nos encontremos. É assim que sabemos viver a vida de um portista, meu caro, e se ainda não percebeste isso, não estás no clube certo. Mas eu acredito que estás e acredito que vais conseguir colocar o teu nome num galarim de honra que faça com que sejas o primeiro espanhol em condições desde que o Fernández agradeceu aos deuses, ao Nuno e ao Pedro Emanuel o facto de lhe terem ofertado a Taça Intercontinental. E acredito que o vais fazer porque o futebol que queres pôr em prática agrada-me imenso, as trocas entre os jogadores, as incisões cirúrgicas na área, a troca de bola entre gajos cheios de talento…salivo-me todo ao pensar nisso. Mas ainda não estás lá…raios, estás muito longe de estar sequer perto de lá chegar! E entretanto há jogos destes contra equipas destas, tramadas, lutadoras, com a sua quota-parte de talento que nos quer alfinetar as nádegas e clisterizar o esfíncter.

Sei que estes moços são da tua terra. Ou perto, não sei em que cidade nasceste, deixo isso para um dia quando visitar o Museu e lá estiveres todo fofinho com uma placa ao teu lado. Mas para lá chegares, tens de ganhar a todos, incluindo aos teus conterrâneos. Começa a reconquistar o povo hoje, Julen. Uma vitória. É o que te peço.

Sou quem sabes,
Jorge

16 comentários

  1. Posso fazer um comentário inútil, mas ao mesmo tempo necessário? Não há 300 tigres brancos no Mundo inteiro. Há uns 200, prái.

    Tens que arranjar um estagiário para o fact checking.

    1. a hipérbole funciona na mesma :)

      mas tens razão. há alturas em que precisava mesmo de um café e não tenho ninguém que mo traga. o IEFP já abriu?

  2. Meu caro Jorge, autor do primeiro blogue que vi na bluegosfera e muito prezo,

    Ontem fiquei muito triste no meu indefectível Portismo ao ver o “90 minutos à Porto”.

    Ao ouvir o Jackson e o Lopetegui, percebi perfeitamente que o nosso treinador fez gestão de esforço e menosprezou absolutamente o Clássico e a própria Taça.

    Experimentou, poupou e fez tudo para hoje. Petulantemente, na minha opinião, ignorou o que é jogar contra o zbordem. Espero que não o faça contra o benfas. Tenho a convicção que ele – e os jogadores – estão completamente focados na Champions. E se borrifaram para o resto.

    Se falássemos no Real ou Barça ou Atlético, tenho a certeza que ele não pensaria no Clássico tão desplicentemente.Por isso te digo, se fizermos – como espero – uma boa exibição, vou ficar feliz e descansado, mas vou ficar lixadíssimo. Com Lopetegui e com a estrutura.

    Derrotar uma equipa que vive para nos ganhar, é imperativo. Nem que seja a feijões.

    Posto isto Fabiano, Danilo, Maicon, Indi, Alex Sandro, Casemiro/Rúben, Herrera, Óliver, Brahimi, Jackson e Tello, vão vencer e mostrar tudo o que podem naquela que é, infelizmente, o seu palco de sonho e a sua grande montra. E isso é o que me preocupa.

    O facto de este Porto ter, em Portugal, um palco absolutamente lateral.

    Abraço.

    Jorge Vassalo

        1. não se preocupar com os confrontos “morais” e atacar as provas independentemente dos adversários. “taça” pode significar mais que “sporting” na cabeça dele.

          1. acho arriscado, porque o pedestal não é alto e basta mais um ou dois resultados fracos para o pessoal começar a assobiar…mais. o Co lixou-se muito (também) à custa disso…

  3. Jorge
    Vai vencer,mas nao passara de futebol ha semi pontape para frente,e concentracao da champions NORMAL,e talvez sem sofrer golos(convicto)

    Inte. Fui. Me

  4. Esta época estamos sempre à espera do próximo jogo e para saber o que pode sair dele.
    Quando pensei que tínhamos encontrado um onze e um sistema base, não é que ao fim da paragem o mister resolve alterar novamente tudo. E se houve muita coisa que me desiludiu no dragão no passado sábado o que mais me chateou foi mesmo o espaço entre sectores e ao mesmo tempo entre jogadores, o portador da bola tem sempre poucas opções e numa equipa que joga em posse isso é sinal que as coisas não estão de todo bem… sou optimista como o Jorge e tenho esperança que as coisas vão melhorar, mas nesta altura já era de as coisas estarem bem melhores.

    Para hoje gostava de ver um 11 parecido com o do Jorge Vassalo, mas sem Casemiro nem Herrera porque a minha paciência com esses já se esgotou, e o meu meio-campo seria Ruben – Evandro – Oliver… tudo o resto igual.

    1. Não que seja necessário responder, saiba que estamos em sintonia com o onze que desejaríamos. O onze que pus é o que,infelizmente no caso do 6 e do 8 , ele vai escalar. E digo-lhe mais, como alternativa ao Rúben ou vice versa, sentaria Casemiro e jogaria com José Campaña, que é um 6 puro e bem posicionado que, quanto a mim, dá 10-0 ao Casemiro. Obrigado.

  5. Eu sei que nao andamos a jogar bem, mas os vossos vaticinios fazem-me pensar se nao serao todos Benfiquistas ou Sportinguistas!!!!!!!!!! Eu gosto de mandar os meus bitaites, com muito acerto no campeonato e com pouco nas restantes provas, mas devo ser o unico gajo que ainda acredita no Porto. Eu acho que o Lopetegui nao e Flopetegui, e quando acertar na formula tera uma equipa, sim senhor, mas tambem estou certo que a formula nao e tao complicada como ele a faz parecer, ele e que a complica. Rotacoes ou nao, eu sei que uma equipa com bons jogadores e bom treinador joga sempre bem, inequivocamente. O Porto ha-de la chegar sendo o a questao qual o preco a pagar. Ha muitos jogadores que apesar desta ideia de rotatividade poucos minutos jogaram, Reyes, Otavio, Ricardo, Rolando, Opare, Campana, por isso o Lopetegui que comece a abrir a pestana ou no Natal vai ter que se cuidar a fazer compras para a familia. Pessoalmente sinto que vamos vencer por 2-0 com um belissimo jogo de futebol e que o nosso meio campo vai finalmente impor-se de forma elucidativa. Golos de Herrera aos 21 minutos e Quaresma aos 52 minutos. Agora nao se ponham a atirar calhaus se eu falhar, nunca preenchi nenhum formulario para ser o Zandinga ca do sitio, faco-o por puro desafio pessoal.

  6. Acho piada aos comentários que se lê por aqui que dão a ideia de que o treinador desvaloriza as competições internas em favor da liga dos campeões.

    Na minha ideia quem pensa assim vive numa ilusão de auto-justificação para as miseráveis exibições da equipa no nosso campeonato/taça. Vão lá ver o 11 que alinhou contra o Shaktar e digam-me que ele aposta na champions, nem o Jackson jogou de inicio.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.