Imaginem que trabalham num qualquer escritório e que há lá um fulano que toda a malta conhece e que é um nabo. Um daqueles gajos que por muito que tente ser um tipo perfeitinho acaba por só fazer borrada, mas borrada da grande. Mete talheres no micro-ondas, despeja café nos relatórios, apalpa a secretária do chefe, atira tabaco para as petúnias e orgulha-se por não lavar as mãos depois de urinar. Ainda por cima, esse nabo é um nabo arrogante, que assume poucas responsabilidades pelas próprias nabices e que insiste que a nabologia é a ciência do futuro e todos deveriam aspirar a ser tão nabos quanto ele.
E imaginem agora que vêem o nabo a subir na empresa, a galgar terrenos que deveriam ser estranhos para ele, a enfeitiçar chefes, colegas e malta de outras empresas com as suas nabices e mesmo a trabalhar pouco e mal, lá vai chegando para manter o emprego. Não só isso, a manter o emprego e a ser premiado pela nabalheira geral do seu trabalho. Antes dos períodos de avaliação, o nabo faz peito, mostra os dentes e exibe a nabice como prova do que sabe fazer. Do melhor que sabe fazer, aliás. E os outros, tanto ou mais nabos como ele, continuam a louvar e a exortar as nabilidades do nabo como se tivessem saído directamente de um qualquer Deus agricultor, perito no trabalho dos nabos.
E nós, os não-nabos, que olhamos de fora para esta nabilização da companhia bem limitada que é o nosso futebol, vamos tentando perceber como é que um nabo convive com tantos outros nabos e ninguém o arranca do quintal pela raiz. Ninguém percebe. E o nabo, como é lógico, também não percebe.
O problema não é o nabo, o problema é o agricultor que plantou o nabo e que deixa as ervas daninhas minar o terreno todo. Se a vontade do agricultor fosse a agricultura, já tinha limpo o terreno e plantado de novo, mas como o objectivo é o subsidio….
Não vês que a culpa é do médico?!?
É preciso é calma. Podia ser pior…Olha, para Gibraltar, por exemplo, que levou sete da Polónia…
Ainda temos o playoff!
Jorge :
Hoje não me apetece falar do nabo !
Abraço
Olá Jorge.
O problema é que não é só um nabo! Há nabos suficientes naquele quintal para fazer uma bela sopa de nabos!
felizmente que eu não ligo a nabos. nem a nabiças.
(pois que a minha selecção traja de um InBicto azul-e-branco muito orgulhoso do seu carácter)
ps:
quanto ao nabo «apalpar a secretária do chefe» tenho sérias dúvidas. ele usa risca ao meio, Jorge! risca ao meio!!! :D
abr@ço
Miguel | Tomo II
A “malaise” é mais profunda do que apenas um “vegetal tuberoso”, mas como o “vegetal” é a cara do problema, ao menos que façam um “plástica”… Género “fake it until you make it”…
Nao ia comentar mas depois pensei, que se lixe. Para mim Portugal como pais sempre me desmotivou e continua a desmotivar-me essencialmente por uma coisa, a necessidade endemica da cunha. Sem ela naio se chega a lado algum, e so ela justifica eternos incompetentes serem assalariados em funcoes de imensa responsabilidade. Se quiserem ver as coisas por esse prisma temos obrigatoriamente feita a analise a alma do pais nao desde Abril de 74, mas desde sempre!
Se formos olhar para a questao desportiva pura e simples, as coisas tomam uma proporcao mais direccta ainda. Temos o tal dito nabo a fazer nabice no mundial, e os representantes da federacao contentissimos, o que na essencia indica que da nossa seleccao e do nosso treinador nao esperavam mais. Nivelados ja por baixo iniciamos a contenda das qualificacoes para o Euro2016. O nabo derrota-nos contra a Albania em casa, e ha quem diga, tal como ele, para nao entrarmos ja em desesperos. Ha uma forte patologia mental naquela gente, uma cegueira que eu chamaria de pura estupidez. Mas a verdade e que nao e nada disso, e compadrio, pronto. Chamemos-lhe o que e; compadrio.
Finalmente, olhando para a questao tecnica. Aquele energumeno aborda-me o jogo com o Ricardo Costa a titular para dar experiencia e alguem mais rotinado nas posicoes defensivas, mas desfaz o meio-campo, colocando o Meireles no banco. Ora se era para ter o Meireles no banco mais valia nem convoca-lo. O Vieirinha a titular? Porque? E porque e que o Ricardo Horta jogou? A serio, porque? Neto, central nao utilizado???? Adrien Silva no banco para jogar o Andre Gomes, e a unica coisa que ainda assim consigo aceitar, mas ter la o Tiba, o Vezo, o Horta, e de quem julgava que aquilo eram favas contadas.
Alguem ja ouviu falar de Jose Fonte (Southampton)? Nao o convocarem para convocarem putos que nem nos sub-21 teriam lugar cativo e de energumeno irresponsavel. E que tal ter o Vaz Te la mais a frente se estamos assim tao curtos de opcoes? Nao, no entender do nabo e melhor trazer mais jovens para fazer a transicao e preparar o futuro, mas o futuro jogava-se naquele dia frente a Albania e vei certamente passar por nem sequer irmos ao Europeu se ele la continua.
Entao e o Joao Vilaca do Brighton & Albion, 21 anos e ja fez dois golos na championship? Nao merece mais do que a palhacada de pirralhada que ele la foi por.
O Paulo Bento nao e nem bom treinador nem um homem de caracter, porque se o tivesse nao colocava os seus intentos pessoais a frente dos de um pais inteiro. Merda para eles todos, estou desolado e o pais nao muda, nao mudara e vai continuar a ser a risota de todos os outros porque nos nao nos queremos gente seria.
Tivemos um nabo dentro de Portas e não vi tanta assertividade dentro na Crítica!
Mas lá que é um nabo, lá isso é.
Mas onde está a surpresa???
A mediocridade está a colher os seus frutos!
O “agricultor” só lhe interessa colher os louros do caciquismo; e o nabo tem a protecção e anuência desses caciques – ponto final.
Já o disse em vários sítios, e volto a repetir: o culto da mediocridade é dogma na capital do império…
Não “fomos” ao mundial de França (1998) nem vamos ao europeu do mesmo país!
Renovem o contracto do arrogante já…
Como a todos sempre escapa e não vêem o lóbi de quem providencia as ferramentas utilizadas nas funções, é óbvio e gritante que a culpa é do “delegado de propaganda desportiva”…
Andam muitos por aí, mas, como ele, que controla o mercado, não há – de preferência se publicitarem afincadamente o melhor produto que tem a oferecer em carteira: “o melhor do mundo”.
Gostei do post e do blog em geral. Vou seguir. Façam o mesmo com o nosso :)
futeboltricot.blogspot.com
Porque isto parece de facto uma brincadeira…
http://inimigo.publico.pt/Noticia/Detail/1668975
As televisões já lançaram o número 3 milhões!!! Mas o que é isto? Este selecionador é um abstunto, devia ter a humildade de aprender e ficar como adjunto. Ficava como adjunto de um qualquer treinador… Olha, pode ser o Vitor Pereira!! Esse já fez ajoelhar Jesus, e do Paulo Bento fazia uma freira.
Ganda Aboubakar, arrumou com os marfinenses ca com uma classe!