A notícia passou pelos pingos de uma chuvada intensa, apanhada por vários e usada por muitos. E para o adepto, para o comum adepto, é uma notícia que tem pouco sumo, que traz consigo uma vitória judicial para um problema criado pelo clube (por outros, pelos mesmos?) e que tão pouco arrasta para o clube. A Taça da Liga, neste momento, é um rodapé tão desinteressante que nem o facto de percebermos que deixamos de estar fora de uma competição em que poucos se lembrariam que estávamos dentro faz com que nos empolguemos a ponto de vibrarmos com a notícia em si. O impacto da notícia foi em grande parte elevado a níveis estratosféricos por alguns jornais, com a Bola, como sempre, a colocar-se com o estoicismo da vanguarda da defesa do futebol per se, ao mesmo tempo desculpando as concretas expulsões de uns para se focarem nas putativas expulsões de outros, levantando o assunto que parecendo importante, de facto não o era.
O adepto, o comum adepto, nem pensa que vamos ter o calendário restabelecido, com o jogo de volta entre Rio Ave e Sporting, numa altura em que vamos voltar a usar Fabiano e Sebá e Abdoulaye para não cansar Helton, James e Mangala porque o que interessa mesmo é a Liga, sem a Taça no nome. E foca-se nos jornais, demonizando-os para os consultar logo de seguida, exultando com uma vitória que só é sua pela cor e ainda assim de pouco sustento e ainda menos alegria.
O adepto, o comum adepto, não quer saber. Preocupa-se com o empate contra o Olhanense, pela incapacidade (oh, inclemente falha!) de roubar os pontos que estavam ali tão perto e que ficaram perdidos no percurso de mais um renhido campeonato. Preocupa-se com o jogo da próxima semana contra o Málaga, que marca o regresso da Champions, da competição que interessa, daqueles cento e oitenta nervosos minutos em que vamos estar de novo com o foco da Europa da bola sobre nós, onde aí sim temos muito a perder se não jogarmos e nem todas as capas azuis de um jornal vermelho podem manchar mais do que nós próprios em campo. Preocupa-se com a forma física de James e a moral de Atsu, com as botas de Jackson e a cabeça de Mangala, com as luvas de Helton e os pés de Moutinho. Preocupa-se com o relvado, o frio, o granizo, o estacionamento nos grandes jogos e a sorte que podemos ou não ter naqueles jogos que contam porque contam e não porque nos dizem que contam.
A Taça da Liga que ninguém liga, como todas as Taças deste ano, interessam pouco. Passam em parangonas excitadas para jurista ler e adepto conversar no café durante os cinco minutos da praxe para matar o tempo enquanto o café não chega para cedo passar às perfeitas incongruências de um mundo que nem é nosso. É um paradoxo, é o que é, saber que estamos envolvidos sem o estarmos.
O adepto, o comum adepto, não quer saber. E eu, comum adepto, também não.
está bem enganado. não querem saber porque o benfica as tem ganho. essa é a verdade. o verdadeiro portista quer ganhar tudo.
o resto é pipoquices.
Nao. A taça da liga a meu ver e para por a segunda linha a jogar. Para testar tácticas e para por mais una jogos na tv. Nao passa de uma tva recente, que é sobrevalorizada pelo Benfica porque as ganha. Provavelmente essa competição ira sair da cena e ficara a memória do “glorioso” que foi hexadecacampeao…ou lá o que seja. Prefiro ter jogadora frescos para o campeonato e champions. Claro que quando se entra numa competição tenta se ganhar, mas se um gajo nao consegue andar em todas as frentes mais vale focar se nas mais importantes.
Boa tarde,
Excelente. Este caso patético só serviu para mais uma vez como a propaganda funciona, bem como para comprovar os falsos amigos, como dizia Churchill ao neto, daquele lado (oposto) estão os nossos adversários deste lado (do mesmo) estão os nossos inimigos (Braga, VS..)
Gostei de te ver na Porto Canal.
para lá do facto de parecer um tolinho tímido que só se ri? obrigado, Eduardo :)
Olá amigo Jorge!
Eu também vi. E como estive no Guarany na apresentação do livro, foi um bom complemento dessa recordação.
Abraço
.
o livro é óptimo e recomendadíssimo. a crónica do Cristiano então…só essa vale a compra :)