Esperei alguns dias para fazer este pequeno post. Preferi aguardar para que alguns comentários fossem colocados nesta nossa grande interweb e a malta que lá esteve falasse do que se passou. E quem apareceu ao Encontro, falou bem.
Porque quem esteve no passado Sábado no Auditório José Maria Pedroto passou uma boa tarde. Foi uma manifestação honesta e digna de um portismo militante que se quer sempre vivo e que só depende dos próprios portistas para se manter activo e dinâmico. Conversou-se muito e bem, sobre vários temas que foram propostos a quem lá apareceu, uns mais delicados e emotivos misturados com outros bem mais descontraídos. Falou-se da relação do clube com os adeptos, dos blogs e das modalidades. Os temas foram analisados, escalpelizados e discutidos entre portistas, como deve ser. Fomos poucos, pensei. Mas as dezenas que lá estiveram foram intervenientes, activos, com opiniões fortes e vincadas, que deixaram a esperança para continuarmos com este tipo de eventos num futuro próximo.
Fica o apontamento que passou no Porto Canal sobre o evento:
@ Jorge
só para dizer que fiquei muito honrado com o convite que me dirigiram.
e que tive muito gosto em poder participar num evento que, acredito, terá mais edições do que a inicial, do passado Sábado – que, para mim, foi um sucesso (em termos de conteúdo, participação e visibilidade para o exterior).
é por isso que não compreendo e tenho alguma relutância em acatar «certas e determinadas» críticas que tenho lido a propósito do encontro – mormente relacionadas com a sua «democraticidade».
foi um encontro aberto à comunidade, de borla, apenas sujeito a uma pré-inscrição com o envio de um singelo e-mail.
ou seja: só nele não participou quem não quis e preferiu não abdicar de uma tarde de praia.
apontar seja o que for a quem lá esteve, com o argumento (falacioso) de que «são encontros para uma ‘tribo’» é estar a ser, no mínimo, mentiroso.
eis o meu conselho: no próximo encontro, não faltem! apareçam! dêem a cara! não se refugiem só à frente de um teclado e atrás de um monitor!
(desculpa o longo desabafo, mas estava “entaladinho”)
abr@ço
Miguel | Tomo II
só uma pessoa me questionou directamente sobre a democraticidade do Encontro, mais ninguém…a tua experiência foi diferente?
Jorge
@ Jorge
a minha experiência advém da leitura deste dois artigos no Reflexão Portista (desculpa a publicidade): “os ‘porta-vozes’” e “as primeiras impressões“, e de como se consegue (in)tentar denegrir a intenção primeira que esteve sempre subjacente ao encontro e que foi apenas isso: um encontro de bloggers portistas, que padecem de um “mal” comum e que é o Amor indefectível e sem limites pelo FC Porto.
(mais uma vez desculpa testamento e a provável duplicação de comentário)
abr@ço
Miguel | Tomo II
Miguel, para tudo o que se faz em Portugal há sempre uns que teriam feito melhor… nada de preocupações. É assim mesmo. – Para lhe dizer a verdade, achei a ideia ótima – estou longíssimo, e aqui até era tarde de inverno e não de praia; estar presente só se tivessem o skype ligado – e espero que muitos mais encontros aconteçam. A discussão e a troca de ideias são a base de toda a democracia. quem não as faz passa ao lado do que é bom!…
Fui lendo o que se passou, e fiquei com um reparo: -Entendi a presença do Rui Cerqueira, mas – por outro lado – talvez fosse melhor que ninguém empregado do clube estivesse em posição de anfitrião…o clube pode e deve abrir as portas do seu anfiteatro sem ter a tentação de controlar… parece-me aquela coisa da mulher de césar, mas, como lhe disse entendo porque também era importante que ouvisse…
Excelente iniciativa!
Jorge,boas,vinha deixar isto,grande Porto junta a tua voz,junta a tua voz,junta a tua voz a nossa
Eu sempre senti completa abertura de todos e uma democracia enorme.
Obviamente que muitos de nós, como eu salientei, gostaríamos de participar no painel também mas isso não era de todo viável, e é para isso que depois as debates e as conversas paralelas servem.
Eu não tive a oportunidade de ir do Algarve, infelizmente, mas para a 2ª lá ou tentar estar, sendo speaker ou não.
Já agora um conselho à organização… que a próxima se faça num Sábado de manhã / tarde, ou num Domingo de Manhã / tarde, no dia de um jogo no nosso FC Porto no Estádio do Dragão.
Assim o pessoal de longe, como eu, vamos ao encontro e matamos logo o bichinho de ver o Porto jogar no Dragão, coisa que para nós não é uma normalidade, mas um evento de proporções “bíblicas”.
http://fcpsempredragao.blogspot.pt/
talvez no futuro, é algo que já pensamos, só precisamos de ter disponibilidade :)
abraço,
Jorge
Quem era o tipo calmo e assertivo de barba que foi entrevistado? :D
é uma bestinha qualquer que por lá andava. se o apanho ainda lhe arranco a barba :P