Gosto de pensar que ainda sou de um tempo em que a diversidade é cultivada e estimulada. Em que um fotógrafo pode andar de pijama todo o dia ao lado de um músico com um fato de veludo ou um bombeiro de t-shirt.
Expresso – Barcelona vence e marca encontro com Real Madrid nos ‘quartos’ da Taça do Rei
RTP – FC Barcelona marca encontro com Real Madrid nas “meias”
Sapo – FC Barcelona marca encontro com Real Madrid nas “meias”
E ao ler estas três versões da mesma notícia, vejo toda essa utopia sociológica a cair a pique. A fonte (Lusa) é a mesma. Repare-se nos textos que são publicados sensivelmente à mesma hora pelo que se presume sejam três pessoas diferentes, sendo que o mais provável é ser o mesmo programa de computador que recebe o newsfeed da Lusa e formata a notícia segundo padrões pré-determinados para se adaptar ao critério estetico-jornalístico da companhia que o está a executar e publica a mesma notícia com um cheiro ligeiramente diferente. De salientar também o enorme faux-pas da RTP e do Sapo que colocam El Clásico…nas meias, onde o Expresso já corrige para os “quartos”.
Ainda assim, questiono-me sobre a utilidade de ler três fontes diferentes de notícias quando a informação está triplicada sem um mínimo cunho pessoal, replicada por entre páginas anonimizadas, pseudo-jornalistas desportivos em instituições de informação generalista e falhas sem justificação para um profissional. Ao menos deixem o desporto para quem vive o desporto.
Já não há jornalistas, gente, há autómatos.
A César o que é de César! Eu próprio espero estar, dentro em breve, no Porto, a fazer o que mais gosto (o que está intimamente ligado a este post).
“Já não há jornalistas, gente, há autómatos.”
acrescento que, se calhar, também há muito jornalista muito mal formado em qq univ. privada (e não so, mas a proliferação das privadas e a consequente troca da real capacidade do alunos pela capacidade financeira dos mesmos é uma das razões pelas quais o nosso Pais estar a ficar cada vez mais mal formado…) e ainda por cima, mal pago e com uma bruta incerteza do futuro…não ajuda!!!
abraço