Quando li que Christian Atsu tinha sido blindado com uma cláusula de rescisão de dois milhões de contos (ou dez milhões de euros, para os mais jovens), só me vieram à cabeça exemplos como Helder Barbosa, Ivanildo, Vieirinha, Candeias ou Bruno Gama, como falei aqui há uns tempos. Qualquer um destes moços, cada qual com o seu estilo e talento e elogiados por toda a gente quando eram the next big thing nos escalões de formação, foram injustamente feitos alvo primário de assobiadores compulsivos nas bancadas das Antas e do Dragão, muitos deles os mesmos que exigiam a sua inclusão nos plantéis das épocas onde os putos tinham 19 ou 20 anos e que os tratam como se fossem rapazes com a experiência de um Sérgio Conceição ou de um Capucho. E quando leio tanta gente empolgada com a nova pseudo-blindagem do talento ganês que temos emprestado ao Rio Ave e que ganhou o prémio de melhor jogador do Blue Stars/FIFA Youth Cup (aqui representado na foto com o troféu entregue pelo homónimo com apelido Karembeu), o meu cérebro reptiliano não consegue evitar a memória destes rapazes que já cá tivemos e que eram erguidos como bandeiras de combate para alinharem no onze “porque não se aposta nos jovens neste clube”, só para serem assobiados ao segundo passe falhado.
A pressão que os miúdos sofrem no FC Porto é intensa, criada de fora para dentro e nem todos conseguem aguentar. Espero que Atsu prove a todos que tem estaleca moral para lidar com ela.
Isto so prova que como adeptos nao somos perfeitos, mas deveriamos tentar ser!
Concordo.
Os adeptos estao de certa maneira a fazer o mesmo ao Kleber (21 anos) e tambem querem atirar o Iturbe para a fogueira.
Boas. Temos uma pedido para lhe fazer. Agradecíamos que fosse por mail, envie então o seu mail para:
[email protected]
Abraço.
o mail do blog está ali de lado, na página principal.
de qualquer forma, cá fica: [email protected].
um abraço,
Jorge
Não acho que sejam os adeptos! São os empresários e os prórpios dirigentes que envernizam muito os jovens e depois quando este seca, dá-se um estalo que racha tudo! Veja o caso do puto 30 milhões, Sérgio Oliveira que acaba de assinar pelo… Penafiel!!!!!!
o puto 30 milhões é mais um exemplo da forma como as pessoas se habituaram a olhar para os jogadores como um número. os 30 milhões não representam a valia concreta do jogador, é apenas uma maneira de impedir que saia por meia-dúzia de tostões. assinou pelo Penafiel e muito bem, vai emprestado para mostrar se vale ou não a pena mantê-lo…qual é o problema?
Oh Jorge, o Helder nao esta emprestado ao Braga?
não, já rescindiu há uns tempos: http://www.porta19.com/2010/05/a-maldicao-dos-extremos/