foto retirada da Record “Apresentação da época 1999/2000”
Foto da equipa que se apresentou aos adeptos em jogo particular frente ao Standard Liége (vitória por 3-0 a 27 de Julho de 1999) no arranque para a temporada 1999/2000, onde tínhamos o objectivo de chegar ao hexa-campeonato…e que acabou por ficar para a (minha) história como “a temporada em que Fernando Santos conseguiu perder o campeonato mesmo tendo Jardel, Drulovic e Capucho na equipa”.
De notar a presença desse ídolo das massas na equipa, no canto inferior direito: Alessandro.
No tempo em que o sporting era um candidato ao título…
Jardel,Drulovic,Capucho,Baía,Jorge Costa,Aloíso(adorava o gajo!)Rui Barros…e perdemos o campeonato para o Acosta,André Cruz,Cesar Prates…
Não me lembro da época em si,só me lembro daquela derrota terrível em Alvalade e do último jogo,em Barcelos. x)
Também não me lembro da fama do Alessandro.Lembro-me dele mas,sinceramente,já nem me lembro se era bom jogador ou não,o que não deve ser bom sinal de todo x)
Não esquecer que nessa época também veio para o Porto em simultâneo com o Alessandro o Argel (central) e o Rubens Júnior. Quanto ao hexa, a derrota com o Campomaiorense, com uma arbitragem lastimável que nos prejudicou, ficou comprometida, a derrota em Alvalade acabou com tudo, um mau atraso do Secretário e pronto. Esperemos que este ano se abra de novo a hipótese de um hexa.
Tem piada, tinha ideia que o Rui Barros nunca tinha perdido um campeonato pelo Porto…
Foi realmente uma grande proeza do Fernando Santos e apesar de concordar que o jogo de Campo Maior foi uma vergonha acho que a maior vergonha foi o desempenho desse treinador, conseguiu transformar uma equipa extremamente agressiva e sempre virada para a baliza num conjunto de jogadores que queriam era despachar a bola, pelo menos é a minha recordação desses tempos…
Tb me lembro que o Capucho queria ir embora, ainda tínhamos o handicap de ter o Secretário na equipa e alguns dos virtuosos já referidos pelo Sr. Daniel, mas acho que podíamos ter ganho um hexa sem grandes dificuldades…
Não te conhecia esse humor cáustico. O Alessandro era um jogador conceituado no Brasil, que, antes e depois de ter jogado no F.C.Porto, representou as melhores equipas brasileiras. Não resultou, paciência.
É, o futuro do F.C.Porto está garantido, com tantos e tantos portistas infalíveis, podemos ficar tranquilos.
Um abraço
pois foi exactamente por isso que fiz alusão ao rapaz. quando o FC Porto o foi buscar fiquei muito impressionado com este primeiro jogo com o Standard Liége, onde se não me engano marcou um golo. fazia-me lembrar o Jorge Couto e estava cheio de vontade de o ver triunfar, mas não estava escrito.
agora quanto a portistas infalíveis, há muitos mas não me incluo no lote, como sabe :)
Era uma bela equipa, sim senhor, mas com um treinador que tinha passado pelo Estrela da Amadora cuja aposta na 2ª época não correu bem.
Ora, passado 10 anos voltamos a ver um ex-treinador do Estrela da Amadora que está a entrar com o pé esquerdo na 2ª época… se for um presságio… Pelo menos agora o Jesus já arranjou um belo dum Cristo, por 8M5€ bem que se podia arranjar um frangueiro que fosse melhor do que o Kralj a sair aos cruzamentos…
Estou a pensar criar um grupo no facebook entitulado "O Quim defendia aquela bola!"
E não esquecer outro grande nome dessa equipa: Deco!!
Lembro desse primeiro jogo do Alessandro que impressionou bastante ao contrário do compatriota que também chegou nesse ano e nesse jogo foi para esquecer, falo pois do Rubens Junior.
Curiosamente o Alessandro acabou por jogar menos vezes que o Rubens Junior ao serviço do Porto.
Quanto à equipa da foto, está ali muita classe e ainda hoje não sei como perdemos o campeonato.
Ora boas, isto sim é um Porto a jogar á Porto, um Porto sem receios, convicto, poderoso. E com uma criatividade espectacular, Beluschi sem dúvida deve ser ele sempre o marcador de serviço dos livres tenho dito.
Cumprimentos,
ultrasfcportomatosinhos
por curiosidade fui "investigar" os nomes dos rapazes ao zerozero.pt e fiquei surpreendido com alguns dos nomes que encontrei nesse plantel. alguns exemplos: Argel (sairia pela porta pequena devido a desacatos na Torre das Antas, com computadores à mistura, ingressando naquele clube cujo nome não se deve pronunciar); Nelson (lateral direito proveniente do Sporting em final de carreira); Emílio Peixe (caído em desgraça no Sporting, como que renasceu no FCP); Panduru (mais um daqueles negócios "vamos levar este gajo do SLB para o FCP que ele é craque" e depois… bolha); Fehér; Duda (quem foi esta peça?).
curiosidades…
saudações PENTAcampeãs!
Tomo I
o Duda era um extremo-direito que corria como o vento e era perito em cruzamentos para a bancada. um Folha branco, pronto. seguiu para o Boavista e se não estou em erro ainda lhes deu um jogo a ganhar contra o FC Porto no Bessa…